O ano inicia com a Lua Nova, que entra dia 26 de Dezembro, quando ocorre o Eclipse Anular do Sol e os efeitos deste evento ainda serão sentidos por vários meses; a Lua – emoção, encobre o Sol – razão, podendo gerar insegurança e medo, especialmente pela posição da Lua e do Sol em aspecto tenso com o Nodo Lunar Norte; é provável que venham à tona questões do passado, que causarão desafios para o futuro.
Com os dois planetas em Capricórnio, signo da responsabilidade e seriedade, seremos chamados para o amadurecimento e pela busca da estabilidade, devendo assim, estarmos atentos para possíveis desequilíbrios emocionais.
A Lua Nova é propícia para os começos; no signo de Peixes, provoca o desejo na realização dos sonhos, que tanto poderão ser no campo afetivo, profissional ou mesmo para o início de uma profunda transformação na vida.
Momento onde é fortalecido o poder e a fé para alcançarmos nossas maiores ambições.
Muitos planetas estão no signo de Capricórnio, Sol, Mercúrio, Saturno, Júpiter e Plutão. advertindo que tudo deve ser pensado, planejado, estruturado com persistência, compromisso e muita paciência, inclusive este ano será marcado por algumas conjunções de planetas importantes neste signo de elemento Terra, ano de trabalho duro e de grandes reestruturações pessoais e globais.
Para quem tiver um projeto, é hora de colocar os planos em ação. Algumas rupturas são esperadas, e o aprendizado do desapego será fundamental para a depuração necessária, com o uso da originalidade e, também, da compaixão e da aceitação do novo e diferente.
O ano astrológico será regido pelo Sol, e tanto poderá trazer a luz, verdade, vigor e generosidade, como também estimular o ego das lideranças que dão ordens e exigem obediência cega, mas só começa efetivamente, em 20 de Março, e até lá ainda estamos sob a regência do impaciente e agressivo Marte.
Ano que nos prepara para a Grande Conjunção – Júpiter e Saturno – no signo de Aquário, que acontecerá em 21 de Dezembro de 2020. quando daremos o primeiro passo em direção à Nova Era, a Era de Aquário.